VIVÊNCIA XAVANTE

  • Localizada em Mato Grosso, próximo a Serra do Roncador e do Rio das Mortes, a Aldeia de Etenhiritipá nos convida a conhecê-la.

     

    As tradições Xavante estão fortes na aldeia. Os valores, princípios e costumes seguem sendo preservados. São transmitidos através das histórias contadas e dos rituais passados de geração a geração.

     

    Num dos rituais mais significativos, meninos passam pelo processo para a furação de orelhas. Estão sendo formados para a arte da convivência, da guerra e para as estratégias da caça e da vida.

     

    Aprendem sobre o Cerrado e a importância de preservar esse bioma que há muitos séculos oferece diversidade e fonte de sobrevivência para a etnia.

     

    Diariamente, o conselho tribal se reúne para tratar sobre as questões que afetam a comunidade. Em caso de dúvidas, é nos sonhos que buscam o esclarecimento, o caminho a seguir.


    É este povo guerreiro, sonhador e cheio de sabedorias que convida você para conhecer suas ricas tradições e sua história.

     

     

     

  • A vivência

     

    Durante 5 dias, você ficará hospedado na Aldeia de Etenhiritipa e terá a oportunidade de conhecer o cotidiano desta etnia que preserva, com muita dedicação, sua cultura. Ao todo, será uma viagem única de 7 dias e 6 noites. A Ambiental Turismo é parceira desta etnia neste projeto criativo e ousado.

     

    Uma estratégia xavante

     

    O Projeto Wazu´ri´wá de visitação à aldeia Etenhiritipá é uma estratégia do povo Xavante para manter sua tradição e território para as futuras gerações.

     

    O turismo é uma alternativa do Povo Xavante para a  manutenção, valorização e divulgação de seu pensamento e modo de vida.

     

    Wazu ‘ ri ‘ wá é o desbravador, o guerreiro que vai a frente para reconhecer o terreno, definir os caminhos, conhecer os locais, aprender com a viagem, com a natureza e com as novas culturas que encontrar pela frente, para se fortalecer, levar o aprendizado para casa e preparar o caminho para o restante da aldeia.

     

     

     

     

A Ambiental Turismo foi escolhida como parceira do povo Xavante neste projeto. Nossa equipe altamente preparada vai te acompanhar nesta experiência única e transformadora.

 

E fique atento! A próxima Vivência Xavante será dia 04/07/19!

 

Vivência Exclusiva

Xavante

(só com a Ambiental!)

 

 

  04 a 10 JUL 2019
        (Garanta seu lugar!)

 

 a partir de

 R$ 4.100

CHAPADA DOS VEADEIROS
8 DIAS - PROMOCIONAL
 

  8 dias \ 7 noites

 

 a partir de

 R$ 2.650

 

Saídas: 18/02, 11/03, 08/04,13/05 e 10/06/2018

DEPOIMENTO

 

“Ninguém respeita aquilo que não conhece. Precisamos mostrar a força, a beleza de nossa cultura. Só assim vão respeitar e admirar o que temos.” Esta frase de Wabuá Xavante, ancião que nasceu antes do contato com os warazu (o não índio – o estrangeiro) morador de Etenhiritipá, dá rumo a este projeto.

 

 

 

 Veja o vídeo abaixo e conheça Jurandir Siridiwê, o cacique xavante que lidera o projeto de turismo nas aldeias.

 

 

 
  •  

     

 

CONHEÇA AINDA MAIS SOBRE ESSA CHANCE ÚNICA

 

Esse é o tipo de experiência, que realmente impacta quem a vive. Para você ter apenas um gostinho de como essa é uma viagem especial, veja os materiais que preparamos em nosso blog: